Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fuzos008/public_html/index.php:4) in /home/fuzos008/public_html/index.php on line 4
Associação de Fuzileiros // natal

Associação de Fuzileiros

 

Convívios

ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

23.º CFORN – 1973 Volta à "Casa Mãe"

E comemora o seu 40.º Aniversário

 

O dia 19 de Outubro de 2013 foi a data escolhida pelos elementos do vigésimo terceiro curso de oficiais da Reserva Naval (23º CFORN FZ) para as comemorações dos 40 anos da sua entrada na Marinha. A data foi consensual uma vez que, dentro das disponibilidades apresentadas pela Escola de Fuzileiros, era a que mais se aproximada da data de início do Curso de Fuzileiros, em 15 de Outubro de 1973.

As comemorações decorreram de forma condigna, como era devido, na “Casa Mãe” dos Fuzileiros que recebeu de braços abertos os mancebos que há quarenta anos ali “bateram com os costados”.

Para que conste, estes mancebos, depois cadetes, ingressaram na Marinha a 30 de Agosto de 1973 e, terminada a formação na área militar-naval na Escola Naval marcharam, então, para Vale de Zebro a fim de iniciarem a sua formação como Fuzileiros a que já acima se aludiu.

Quarenta anos volvidos regressámos, quase todos, à casa mãe para um reencontro inolvidável onde todos foram lembrados: os que infelizmente já não estão entre nós, como é o caso dos camaradas Henrique Anjos e o João Cortez Pinto, e aqueles que, por muito fortes razões pessoais, não puderam estar presentes.

Num lampejo, os abraços do reencontro esbateram os 40 anos decorridos! Quase meio século!

Sentíamos que estávamos ali, que éramos dali, daquele espaço, daquela gente……

As marcas do tempo não apagaram o carácter de cada um, a sua maneira de ser, o seu sorriso, as suas expressões…. tudo como dantes.

Estavam ali, de facto, os cadetes de há quarenta anos. Percursos, vidas e até sortes diferentes mas estavam ali inteiros. Um pouco mais moderados, talvez, mas a irreverência e a boa disposição ali estava e reinava.

Foi com grande emoção que, lembrando e homenageando todos os fuzileiros já falecidos, se depôs uma coroa de flores no monumento ao Fuzileiro e homenageados os já nos deixaram, visitados os locais mais marcantes pelo esforço e sacrifício, exorcizados os mitos e temores, foi deixada, assinalando a efeméride, uma placa gravada no memorial da Escola de Fuzileiros para memória futura.

O almoço “convivido” no mesmo local de tantas outras refeições em comum foi, também, um excelente momento de confraternização que propiciou, a alguns dos participantes, a demonstração dos seus excelentes dotes de oratória.

No final lá voltámos todos ao nosso quotidiano deixando para trás promessas de futuros reencontros que certamente irão ocorrer.

De assinalar a presença amiga de dois dos três oficiais de outras classes de Marinha que connosco fizeram o Curso de Fuzileiro e que fizeram questão de partilhar estes momentos de reencontro.

Uma palavra de agradecimento ao Comando do Corpo de Fuzileiros por ter autorizado este evento, ao Senhor Comandante da Escola de Fuzileiros por se ter dignado a estar presente e ter acompanhado os actos mais significativos com grande sensibilidade, ao Capelão Licínio pelas palavras sábias e atentas que proferiu durante a missa comemorativa, á Secção de Protocolo e ao Serviço de Abastecimento da EF pela colaboração prestada sempre com grande disponibilidade e profissionalismo.

Obrigado a todos.

                                                                                                                                                                  Benjamim Correia

Sócio Originário N.º  1351

“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”

Fotos

 

 

 

 

Voltar