Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fuzos008/public_html/index.php:4) in /home/fuzos008/public_html/index.php on line 4
Associação de Fuzileiros // natal

Associação de Fuzileiros

 

Convívios

ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

Destacamento de Fuzileiros Especiais Nº4

Guiné – 1965/67

Comemorou o seu 47.º Aniversário

 

Decorreu no passado dia 6 de Outubro de 2012, na cidade de Peniche, um convívio de partilha de emoções, de ex-Fuzileiros que integraram o Destacamento de Fuzileiros Especiais nº4 (DFE4), para comemorarem o seu 47º Aniversário, da partida para a Guiné, em 11 de Outubro de 1965, a bordo do N.R.P. Vouga, onde experimentaram as agruras da guerra durante aproximadamente dois anos, regressando o DFE4 a Portugal sem baixas, o que é de realçar, apesar dos 20% de feridos em combate.

Para esse convívio, foi programada uma visita guiada à fortaleza e Museu Municipal. Aí tomaram conhecimento dos muitos episódios ali passados e, como eram tratados os presos políticos pela PIDE, durante o governo de Salazar, realçando-se a fuga do Dr. Álvaro Cunhal e de mais nove prisioneiros. Histórias que para aqueles que não sabiam, nem conheciam por dentro aquela fortaleza, ficaram algo admirados e até mesmo angustiados, com os actos que ali se praticavam.

No final da visita, rumaram pela marginal Sul da cidade, junto à costa, até ao Cabo Carvoeiro, de onde puderam ver, à distância de 6 milhas Marítimas da costa, o Arquipélago das Ilhas Berlengas, (Berlenga Grande, Farilhões, à excepção  das Estelas que não eram visíveis pelo facto de  permanecer sobre elas um certo nevoeiro).

Viajando pela marginal Norte da Cidade, rumaram para Sul, até à Consolação, Freguesia da Atouguia da Baleia acampando no Restaurante Maresol para aí degustar uma deliciosa caldeirada de peixe à moda de Peniche.

A determinada altura, o Ex-Comandante do DFE4, usando da palavra, realçou o espírito de camaradagem, respeito pela hierarquia, espírito de coragem e de grande solidariedade, entre os Homens do DFE4, passados que são 47 Anos.

A seguir, o promotor deste evento recordou os Fuzileiros que já partiram, e ao anunciar o nome de cada um , de viva voz, os outros respondiam,” SEMPRE PRESENTE”.

Seguiu-se o toque do Hino da Associação de Fuzileiros, que todos emocionalmente cantaram, não escondendo algumas lágrimas que corriam pelo rosto da maioria dos presentes. E eu, como promotor deste evento recordo com emoção as palavras do Autor do Hino, “Só tem Pátria quem lutar, só tem Pátria quem sabe morrer ”.

Para acalmar as emoções o Comandante do Destacamento, Comt Santos Paiva, foi convidado a partir o Bolo de Aniversário que ofereceu, aliás, como tem vindo a ser seu hábito, em todos os convívios, do DFE4,oferecer um bolo. E o brinde que se fez, o Comt do Destacamento prometeu, que no aniversário dos 50 anos, haverá uma grande festa. Esperamos lá chegar se Deus quiser. O convívio continuou com música ao vivo, até à saída do último elemento.

 

Lopes Henriques

Sócio Originário N.º 938

 

“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”

 

 

 

 

Voltar