Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fuzos008/public_html/index.php:4) in /home/fuzos008/public_html/index.php on line 4
Associação de Fuzileiros // natal

Associação de Fuzileiros

 

Convívios

ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

Destacamento de Fuzileiros Especiais Nº12

Guiné – 1967/69

Comemorou o seu 45.º Aniversário

 

Comemorou-se, no passado dia 3 de Novembro, na Quinta da Alegria, o 45.º aniversário do DFE N.º 12 – Guiné – 1967/69 e o seu 35.º Almoço/Convívio.

Estiveram presentes cerca de 70 pessoas entre fuzileiros e famílias.

Os nossos Oficiais eram:

Comandante - Fernando A. Pedrosa; Imediato - Serradas Duarte - 3.º Oficial: Rebordão de Brito - 4.º Oficial: Benjamim Lopes Abreu.

O Convívio, como sempre foi muito agradável mas, este ano, tivemos a presença de um Camarada a respeito do qual vale a pena contar uma pequena história e por isso é dela que vou falar.

O Federico Boia, para nós conhecido desde sempre pelo “Bebé” saiu da Marinha depois de termos terminado a comissão na Guiné e emigrou para a Inglaterra mas manteve-se sempre em contacto com o que se passava com os Fuzileiros e, em especial, com o nosso DFE 12, embora estivéssemos cerca de 10 anos um pouco desligados porque ainda havia a guerra e, naturalmente, as pessoas estavam, ainda, sem paradeiro certo.

Porém, em 1977 houve alguém que se lembrou de começar a procurar onde paravam os elementos de DFE 12 e, a partir dessa iniciativa foi possível realizar este ano o 35.º Almoço/Convívio sem interrupções!

O nosso “Bebé” – que tem uma Alma do “fuzileiro uma vez, fuzileiro para sempre” – vinha todos os anos de Inglaterra para confraternizar com os seus camaradas!

Até que, em 2004, depois de ter vindo ao almoço que por minha iniciativa organizamos, há mais de 20 anos, no 1.º Sábado de Novembro, recebi a triste notícia de que o nosso Camarada “Bebé” tinha sofrido um AVC, sendo obrigado, em Setembro deste ano, a regressar a Portugal para viver num Lar de idosos na sua Terra Natal, Trancoso.

Com sérios problemas de locomoção é obrigado a deslocar-se numa cadeira de rodas.

Mas temos que louvar e honrar o seu Espírito de Fuzileiro, a sua força de vontade e a solidariedade que o “Bebé” ainda conserva!

Este ano, decidiu conversar com a Direcção do Lar, agora a sua casa, que decidiu trazê-lo ao nosso convívio, dando-nos uma enorme satisfação.

O “Bebé” comprovou ser também um gigante, dando uma grande lição a alguns Camaradas que por vezes se “esquivam” a marcar presença, sem motivo aparente.

Um grande abraço de apoio e de solidariedade de todos nós para o “Bebé”.

Força! Vai em frente.

Manuel Ramos (Porto)

Sócio Originário N.º 90

 

Nota da Redacção: A Direcção Nacional da Associação de Fuzileiros envia um grande abraço de solidariedade ao Camarada Federico José de Almeida Boia – Sócio Originário n.º 643 – (com quem entraremos em contacto) disponibilizando-se para eventual apoio necessário e releva, louvando, a atitude do Lar Santa Catarina, sito na Av.ª da Ribeirinha – Reboleiro – 6420-592 – Trancoso, (Tel: 271 82 98 00) com cuja instituição desejaríamos subscrever um Protocolo de Colaboração.

Ao camarada Manuel Ramos agradecemos as suas iniciativas e formulamos votos de que, para o próximo ano, comemoremos, todos, com saúde, o 36.º Almoço/Convívio, na Sede da AFZ, para cujo evento daremos todo o apoio.

 

“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”

 

 

 

 

 

 

 

Voltar