Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/fuzos008/public_html/index.php:4) in /home/fuzos008/public_html/index.php on line 4
Associação de Fuzileiros // natal

Associação de Fuzileiros

 

CADETES DO MAR FUZILEIROS

Normas

 

INÍCIO    NORMAS    INFORMAÇÃO    NOTÍCIAS   CONTACTOS

 

CORPO DE CADETES DO MAR DE PORTUGAL

 

1

FINALIDADES

Os Cadetes do Mar de Portugal, são uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) entidade fundadora e com a qual a Associação de Fuzileiros (AFZ) subscreveu, oportunamente, um Protocolo de Colaboração.

Os Cadetes do Mar de Portugal, são uma iniciativa do Grupo de Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) entidade fundadora e com a qual a Associação de Fuzileiros (AFZ) subscreveu, oportunamente, um Protocolo de Colaboração.

-Interesse pelo conhecimento da história marítima, dos meios do comando e das missões da Armada hoje, que o museu de Marinha revela, bem como pelo embarque ou estadias a bordo de Navios da Armada e pelas actividades náuticas associadas, que a Marinha proporciona.

-Hábitos de vida naval a bordo, nomeadamente: trabalho em equipa, cooperação, solidariedade, coragem, auto-confiança, bom senso, autocontrolo no social, respeito para com responsáveis, trato com civilidade

-Sentido de prioridade quanto à segurança individual e colectiva.

-Sintonia com orientações sempre renovadas do Conceito Estratégico de Defesa Nacional, com os novos desafios trazidos pelo alargamento do Mar Português, com a promoção das carreiras e profissões ligadas ao Mar e com a defesa das causas do Mar

-Compromissos solidários com a Cultura de Defesa nomeadamente:

-Disponibilidade para com a Defesa da soberania e dos interesses de Portugal

-Adesão às causas do Direito Internacional e aos valores dos Direitos Humanos

-Respeito à autoridade do Estado de Direito

-Vontade de conhecer e prestigiar as Forças Armadas de Portugal

-Hábitos de disciplina naval e de cumprimento do cerimonial Naval

-Serviço cívico à comunidade naval

Os Cadetes do Mar funcionam nas instalações escolares dos estabelecimentos públicos ou privados ou nos clubes que hajam estabelecido protocolos com a Entidade Gestora e Fundadora, o Grupo de Amigos do Museu da Marinha (GAMMA) e com a própria Marinha, utilizando gratuitamente e os seus espaços, recursos didáticos e equipamento náuticos ou desportivos.

Sendo o Chefe do Estado-Maior da Armada (CEMA) o seu Comandante-Chefe Honorário, o acesso ao Museu de Marinha, aos Navios e às instalações da Armada para as actividades que aí se realizem, são autorizados.

 

Os nossos Cadetes do Mar estão no seu segundo ano de vida em Portugal existindo já, em funcionamento, as seguintes Unidades:

No centro do País: na Escola Básica Marinas do Sal, em Rio Maior, duas Unidades, com actividades náuticas em Peniche.

Na grande Lisboa: uma Unidade na Escola de Atividades Náuticas de Cascais (Clube Naval de Cascais) outra Unidade do “Projeto Este Mar”, na Escola Secundária de Carcavelos.

Iniciaram atividades no ano lectivo de 2012/2013, duas novas Unidades: uma no Clube do Mar do Colégio Pedro Arrupe, em Lisboa e outra ligada ao curso Profissional de Turismo (Dever e Memória) da Escola Secundária de Carcavelos.

Na margem sul do Tejo, no Barreiro, está em pleno funcionamento desde 2011, a Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros, patrocinada pela Associação de Fuzileiros com a colaboração do Corpo de Fuzileiros, desenvolvendo as principais atividades na Escola de Fuzileiros, em Vale do Zebro.

De uma forma geral, os responsáveis pelas unidades e pela formação dos respectivos cadetes são Oficiais e Sargentos da Marinha de Guerra, na reserva ou reforma, Comandantes e Pilotos da Marinha Mercante e de Pesca, Patrões e Skippers da Marinha de Recreio, ou mesmo Empresários ligados ao mar que oferecem o seu trabalho voluntário e de forma absolutamente graciosa.

 

2

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

Os jovens que integrem a uma UCM e que, a título voluntário, declarem aderir às finalidades do Corpo de Cadetes do Mar ou da Associação a que pertençam, serão selecionados de acordo com os critérios internos definidos pela Direcção da sua Escola ou da respectiva Associação e terão sempre que cumprir os seguintes requisitos gerais de ingresso, mantendo-se as mesmas condições, enquanto participarem no CCM e, designadamente, e na Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros.

- Inscrição na Associação de Fuzileiros para a frequência das actividades lúdicas da Unidade de Cadetes do Mar Fuzileiros de 1 a 31 de Maio.

A)    Idade de 15 ou 16 anos;

B)    Nacionalidade portuguesa;

C)    Documento comprovativo de que frequentam o ensino secundário emitido pela respectiva Escola;

D)   Atestado médico de que não há contra-indicação para a prática de exercício físico e que, previamente, haja considerado, entre outros, resultados de electrocardiograma (ECG) de esforço (Protocolo de Bruce) e de electrocardiograma modo M, bidimensional e Doppler;

E)   Terão preferência os candidatos que sejam familiares de sócios da Associação de Fuzileiros, o que de todo não exclui a admissão de candidatos que não o sejam;

F)   Entrevistas na sede dos Cadetes do Mar “Fragata D Fernando II e Glória” no decurso do mês de Junho;

G)  Testes elementares de motricidade humana adequados à idade, a realizar na Escola de Fuzileiros sob a supervisão de especialistas da Escola, no decurso do mês de Setembro.

H)   Documento devidamente preenchido pelo encarregado da Educação.

 

Seguinte