Associação de Fuzileiros

 

Dia do Fuzileiro 2020

ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

4 de Julho de 2020

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA DIREÇÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

 

 

Fuzileiros - Hoje é o nosso dia!

O “Dia do Fuzileiro”, celebrado anualmente no primeiro sábado do mês de julho reveste-se, no presente ano, e por força da situação causada pela pandemia da COVID-19, de um contexto execional. Por este motivo, o Comando do Corpo de Fuzileiros (CCF) e a Associação de fuzileiros (AFZ) viram-se forçados a cancelar as comemorações do 12º “Dia do Fuzileiro”, no respeito pelas normas estabelecidas pelas autoridades competentes e, principalmente, no respeito pela saúde de cada um de nós, conforme consta no comunicado conjunto difundido oportunamente.

Estamos certos que esta alteração ao planeamento não vai comprometer futuras comemorações, antes pelo contrário, vai dar tempo para nos prepararmos, ainda mais e melhor, para as comemorações de 2021, acreditando que vai ser um ano de referência por permitir o regresso do “Dia do Fuzileiro”, exatamente no ano em que os Fuzileiros vão comemorar os 400 anos de existência.

Recordo que o 1º “Dia do Fuzileiro” ocorreu em 2009, numa iniciativa integrada do Comando do Corpo de Fuzileiros e da Associação de Fuzileiros em juntar anualmente, na “Casa Mãe”, todos os militares da boina azul-ferrete. Hoje, olhando para as onze edições já realizadas e para a presença, cada vez maior, de todas as gerações de fuzileiros e dos seus familiares e amigos, só podemos concluir que de uma ideia simples, se evoluiu para uma “Festa” grande, do tamanho da dignidade que achamos merecer.

Apesar da situação de calamidade nacional que ainda vivemos, não podemos deixar de marcar o ponto neste “Dia do Fuzileiro”, nesta forma atípica mas igualmente importante, não só pelo seu significado, mas também pelo que representa para todos os nossos associados espalhados pelos quatro cantos de Portugal e do mundo. Quero que saibam que a vossa AFZ não esmoreceu perante esta ameaça, antes pelo contrário adotou rigorosos comportamentos de autoproteção, que permitiram continuar a cumprir a nossa Missão, ao mesmo tempo que dávamos resposta aos vários apelos em prol dos que combateram e ainda combatem na linha da frente. Neste contexto, mostramos a nossa solidariedade distribuindo refeições e outros “mimos” à Proteção Civil, ao Hospital, à GNR e à PSP, todas entidades do concelho do Barreiro, localidade onde se encontra a nossa sede nacional. As nossas Delegações e Núcleos dispersas pelo país, agora em número maior pela recente criação e inclusão do Núcleo de Fuzileiros de Vale do Sousa (NFZVS), focaram-se igualmente em assegurar a disponibilidade e apoio regional, dentro das suas possibilidades e conforme vem sendo tradição. O orgulho de ser e de pertencer, continua vivo e bem presente na alma de todos nós e no espírito do “Fuzileiro uma vez, Fuzileiro para sempre!”.

Também é o dia dos que já partiram para outra dimensão e que hoje recordamos com mais saudade na certeza que lá, na última praia onde já desembarcaram, se orgulham de todos nós. Neste dia tão especial, a memória dos que já partiram, tem outra importância e significado pelo que, perante eles, mesmo nos recantos das nossas casas, nos inclinamos e prestamos homenagem! Finalmente, porque o “Dia do Fuzileiro” é o dia de todos os Fuzileiros, trago a este dia aqueles que na linha da frente, no mar e noutros teatros de operações cumprem, neste momento, a missão dos Fuzileiros ao serviço da Marinha e de Portugal. Vocês são o orgulho de todas as gerações da boina azul-ferrete. Pelo respeito e consideração que todos nos merecem, acompanhamos e divulgamos o vosso desempenho, através das redes sociais e da nossa revista “O Desembarque” e mantemo-nos atentos na retaguarda, apoiando no que estiver ao nosso alcance, torcendo para que os ventos sejam favoráveis e a sorte vos acompanhe até ao vosso regresso. Também aqui, “Estamos Juntos”.

Neste “Dia do Fuzileiro” diferente de todos os que já vivemos, quero deixar uma mensagem de reconhecimento a todos os elementos da Associação que, desde a Mesa da Assembleia-Geral à Direção Nacional, passando pelo Conselho Fiscal, pelo Conselho de Veteranos e pelas nossas Divisões, Delegações e Núcleos, ofereceram o seu tempo e a sua disponibilidade, emprestaram o seu saber e deram o seu apoio incondicional para que este Dia, apesar de atípico, não deixe de ser memorável e não deixe de ser o dia de todos nós.

Viva a Associação de Fuzileiros

Vivam os Fuzileiros

Viva a Marinha!

 

Associação de Fuzileiros, 04 de julho de 2020

 

“Fuzileiro uma vez fuzileiro para sempre”

O Presidente da Direção Nacional

Manuel Leão de Seabra