// natal

Associação de Fuzileiros

 

Eventos

ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS

Coral “Alma de Coimbra”

Na Casa de Cultura do Barreiro

 

Mais um evento cultural notável, da iniciativa da Direcção, teve lugar no passado dia 5 de Outubro.

O coral “Alma de Coimbra” deslocou-se à Casa da Cultura do Barreiro para presentear a Cidade e os Sócios da Associação de Fuzileiros com um concerto de grande nível.

O “Alma de Coimbra” integrando cerca de 40 figuras incluiu, para além das vozes, um piano, um trompete, um violino e um violoncelo, bem como um grupo de guitarras de Coimbra e abriu o seu espectáculo com a interpretação do Hino da Associação de Fuzileiros, especialmente ensaiado para o evento.

Para conhecimento das características e da história deste coral remetemos para o texto do Comt. Cardoso Moniz, publicado neste número de “O Desembarque” e para os elementos oportunamente inseridos no site da Associação.

No grande anfiteatro da Casa da Cultura do Barreiro estiveram presentes cerca de 400 pessoas a que se juntaram o Presidente da Câmara e alguns Vereadores, os Comandantes do Corpo, da Escola e da Base de Fuzileiros, vários convidados de honra da Câmara e da Associação de Fuzileiros e, obviamente, os seus Dirigentes, ao nível de todos os órgãos sociais.

A iniciativa foi apoiada pelo Município que cedeu as instalações, os equipamentos de som e luz, bem como o respectivo pessoal, que actuou com grande profissionalismo. Cabe aqui, também, uma palavra de saudação e elogio às equipas de relações públicas da Câmara e ao Secretariado Nacional da AFZ que, embora num dia de feriado, não se pouparam a esforços para que tudo decorresse com organização e normalidade revelando, muito para além da sua competência, uma verdadeira dedicação às causas.

Merece referência a nossa Delegação de Gaia que não quis deixar de se fazer representar expressivamente, o que mereceu muitos comentários positivos da várias personalidades e emprestou à festa o especial cunho dos Fuzileiros.

Particular destaque deve ser dado ao patrocínio do Comt. José Cardoso Moniz, Presidente do Conselho Fiscal e Vice-Presidente do Conselho de Veteranos da AFZ sem os conhecimentos e a colaboração do qual não teria sido possível ter-se posto de pé mais este grande evento da Associação de Fuzileiros.

No inicio do espectáculo, o Vice-Presidente da AFZ deu as boas-vindas à Câmara Municipal do Barreiro, aos Comandos do Corpo de Fuzileiros, às muitas Senhoras presentes na sala, à população do Barreiro e ao “Alma de Coimbra”.

Por fim, os Presidentes da Câmara e da Associação de Fuzileiros discursaram, agradecendo aos munícipes, aos fuzileiros e, particularmente, ao “Alma de Coimbra” os grandes momentos que nos proporcionaram.

O Presidente da Câmara fez largado elogio aos fuzileiros de Portugal e o Presidente da Associação fechou com um oportuno “Viva Portugal” secundado por toda a assistência.

O espectáculo encerrou com a chamada ao palco dos sócios Campos e Sousa, autor da música, Pacheco de Amorim, autor da letra do Hino da Associação de Fuzileiros, e do Comandante Cardoso Moniz, a alma desta iniciativa, com mais uma interpretação do Hino, cantado de pé por toda a gente, com o grito dos Fuzileiros e com um vibrante “FRA” do “Alma de Coimbra.

 

 A Redação

 

Galeria Fotográfica

Voltar